A RAIA VEM AO CAMPO PEQUENO

1980-3.ª CAPEIA ARRAIANA

 

 

Coincidindo a próxima data da Capeia de 2008, dia 31 de Maio de 2008, também teve lugar a 3.ª Capeia, em 31 de Maio de 1980, organizada pela Casa do Concelho de Sabugal em Lisboa no Campo Pequeno.

A Capeia deste ano longínquo chamou, aproximadamente, cerca de 3.000 pessoas vibrando nas bancadas, não dando o seu tempo por mal empregue, uma vez que para além de uma excelente Capeia, com magníficos touros, contou ainda, com uma bela actuação dos “toureiros” e “pegadores do Forcão”.

A anteceder, o espectacular Passeio da rapaziada o respectivo Pedido da Praça, ao Ex.º Sr. Presidente da Câmara da época.

Terminada esta, seguiu-se, nas imediações do Campo Pequeno, pela noite dentro, o animado convívio de comes e bebes, com os nossos enchidos do Sabugal como vedetas de bem acondicionar o estômago. As incidências da Capeia puxaram bem pelo apetite e o pessoal não se fez rogado, degustando e bebendo uns copos valentes, como bem manda a tradição no nosso cantinho.

Seguiu-se um baile espectacular, a lembrar a Raia dos velhos tempos, com a actuação do conjunto”Curto Circuito” do Sabugal.

Mas não se ficou por aqui, madrugada dentro, uma sessão de Fados, proporcionada pela casa de fados “Rosmaninho” deu continuidade à festa, acabando a noite em beleza.

Nada melhor que os fados, que os resistentes souberam apreciar, para terminar uma grande jornada sabugalense na Capital, mostrando a força da nossa gente das terras de Riba Côa.

Apenas uma curiosidade, já lá vão cerca de três décadas, apurando a Capeia neste ano, um saldo positivo, vulgo lucro, na importância de 103.592$00, com receitas na ordem dos 380.873$70, sendo que o aluguer do Campo Pequeno custou a módica quantia de 80.000$00. Oitenta contos de Reis, 400 Euros na moeda actual.

Para a próxima semana, teremos a Capeia de 2008, onde as expectativas de uma boa presença de arraianos e outros aficionados são promissoras, não só devido ao espectáculo, que promete, mas também, a uma vontade em apreciar as novíssimas instalações da principal Praça do País.

Lá nos encontraremos, para mais uma grande realização da Raia Sabugalense.

 

Esteves Carreirinha