Esteves Carreirinha - Ecos da AldeiaFestas Campera da Casa Concelho do Sabugal – Dia 7 de Maio de 2011

A Escolha dos Touros

 

 A Casa do concelho do Sabugal vai reeditar a Festa Campera depois de alguns anos de interregno.

Assim, vai ter lugar no Sábado, dia 7 de Maio de 2011, na quinta do Sr. José Dias em Santo Estêvão Benavente, a Festa Campera, cujo objectivo, para além do convívio que estas ocasiões sempre proporcionam, se destina a escolher os touros para a Capeia do Campo Pequeno, a ter lugar no dia 4 de Junho de 2011, como já é do conhecimento geral.

À semelhança das Aldeias da Raia, onde os Mordomos convidam a população para ir ver os touros à quinta do Ganadeiro, participando numa merenda ou almoço, a Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa, deixa o convite a todos os que quiserem comparecer em Santo Estêvão-Benavente, para petiscarem e depois durante a tarde fazer uma incursão pelo campo, conhecendo os touros e, mais à tardinha mostrar as habilidades com uma bezerrita, que o Sr. José Dias disponibiliza para todos os afoitos que queiram dar uns “capotazos, chiquelinas” ou umas cambalhotas, como preferirem. Há sempre um pouco de tudo, é só escolher e servir-se.

Esta foi uma jornada, que se realizou durante muitos anos, mas que há alguns anos que não se realizava, chegando agora a vez de a efectuarmos, pois trata-se sempre de um dia inesquecível, que todos os amantes dos touros e das Capeias sempre apreciam, sejam porque saiem dos “caixotes”, vulgo casas, passando um dia no campo, respirando o ar puro e, ao mesmo tempo, encontrando os amigos, dedilhando dois dedos de conversa, petiscando e bebendo um copo, como se impõe nestas circunstâncias, tal e qual como se passa na Raia do Sabugal.

Todos são convidados por natureza e bem-vindos, para este dia dos touros na Festa Campera, organizada pela Casa do Concelho do Sabugal, na quinta do Sr. José Dias em Santo Estêvão, Benavente.

 Esteves Carreirinha