Esteves Carreirinha - Ecos da AldeiaFesta Campera

(Dia 7 de Maio de 2011)

 

 Conforme amplamente anunciado, nos jornais, sites regionais e publicitada na sede da Casa e, depois de alguns anos de ausência, reactivou-se novamente, no dia 7 de Maio, na Herdade do Ganadeiro Sr. José Dias, uma concorrida festa campera, que é uma espécie de lançamento da próxima Capeia no Campo Pequeno.

O dia amanheceu cinzento, com alguma ameaça de chuva, mas também com algumas abertas, condicionando talvez, ao não aparecimento de tantos outros que normalmente não dispensam estas jornadas.

Ainda assim, cerca de uma centena de amigos e aficionados compareceu a este evento, onde se passou uma bela jornada no campo, ao ar livre, sem chuva e com uma temperatura agradável sem frio nem vento, um magnífico dia, quase de Verão.

O programa para este dia é sempre semelhante ao de anos anteriores. As pessoas vão chegando ao longo da manhã e próximo da hora de almoço. Depois de acondicionadas as mesas e cadeiras, entra em cena o presunto, o queijo e um copo. Neste entretanto surgem os acordeonistas a animar esta parte da manhã com algumas desgarradas à mistura.

A seguir, iniciam-se os assados, acompanhados de uma gostosa salada, que vai permitir o acondicionar o estômago.

Pela tarde a ida aos touros numa camioneta a abarrotar de gente, desfrutando de um momento onde podemos admirar o gado bem de perto, que irá estar presente na Capeia do Campo Pequeno no dia 4 de Junho.

Regressados ao ponto de partida é hora de “afoliar” duas vacas, com as lides possíveis na pequena arena da quinta.

Estes são momentos importantes que marcam principalmente quem se estreia num evento deste tipo, mas também os muitos outros que já conhecem. Por estas razões, não será uma surpresa a presença de tanta gente, apesar de haver um interregno de alguns anos largos, pois sabemos bem, que estes momentos são do agrado de muita gente, especialmente passado em ambiente campestre, onde só pelo ar que se respira, vale bem a pena.

À tardinha, já com menos alguns, não se deixou de petiscar mais um pouco, acompanhando com as bebidas apropriadas nestas alturas, que são fáceis de adivinhar.

Quem não foi, terá oportunidade para o próximo ano, pois devido ao grande êxito verificado com todas as opiniões favoráveis, estamos em crer que a Direcção da Casa não deixará de dar continuidade a este magnífico encontro de Sabugalenses e alguns seus amigos.

A C.C.Sabugal quer deixar um agradecimento especial ao Sr. José Dias e aos seus filhos, pela gentileza e maneira impecável como nos receberam, também uma palavra de bem-haja aos acordeonistas, bem como a todos os que compareceram na quinta para esta festa.

E assim se passou um grande dia de um belo convívio, proporcionado pela Casa do Concelho do Sabugal.

 Esteves Carreirinha