Touros “Puros” no Campo PequenoEsteves Carreirinha - Ecos da Aldeia

  

Dia 2 de Junho de 2012, vai realizar-se a XXXIX Capeia Arraiana, na Praça de Touros do Campo Pequeno, organizada pela Casa do Concelho de Sabugal em Lisboa.

Vai ser a 34.ª edição, sendo a primeira no Campo Pequeno, depois da aprovação da Capeia Arraiana como Património Cultural Imaterial, consagrado pelo Instituto dos Museus.

Para os menos atentos, reaviva-se que foi aprovado no dia 4 de Novembro de 2011, e publicado no Diário da República, em 16 de Novembro de 2011, o anúncio n.º 16895/2011, que considera a Capeia Arraiana, Património Cultural Imaterial.

Este processo teve início em 2009, antes da publicação do Decreto -Lei n.º 139/2009, de 15 de Junho, que regulamentou o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (PCI), tendo a Câmara Municipal do Sabugal dado entrada com o pedido da candidatura, ao Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), levando ao reconhecimento da Capeia Arraiana como Património Cultural Imaterial.

Este reconhecimento vai aumentar a responsabilidade de todos nós arraianos, na preservação e qualidade deste Património, como se impõe, valorizando-o cada vez mais, pois só assim este reconhecimento fará sentido.

Conforme acima se anuncia, a Praça de Touros do Campo Pequeno vai receber, mais uma vez, a Capeia anual, oriunda da raia sabugalense, que foi onde nasceu.

Tudo será feito como nos anos anteriores, onde o principal objetivo é o convívio das nossas gentes em Lisboa, honrando as tradições concelhias, mostrando aos outros a galhardia do pessoal da raia, na espera e lide dos touros à nossa maneira.

A Casa do Concelho do Sabugal vai fazer tudo para que esta Capeia honre as nossas gentes, como sempre, para que os sabugalenses sintam orgulho, pois para isso todos daremos o nosso melhor na divulgação da cultura e das tradições do Concelho do Sabugal.

Espera-se que os arraianos correspondam ao esforço por manter viva uma tradição do Concelho, comparecendo em grande número, embora todos reconheçamos as dificuldades.

Também para se associar ao registo da Capeia como Património Cultural Imaterial, a Direção da C. C. do Sabugal em Lisboa, no sentido de dar uma maior qualidade às Capeias, vai apresentar 5 touros “puros” (virgens), para cima de 500 Kg, da ganadaria do Sr. José Dias de Santo Estêvão em Benavente, cujas fotos disponibilizamos.

Estão reunidas todas as condições, sendo nossa convicção, que iremos assistir a um grande espetáculo. Acreditamos que vai valer a pena todo este esforço e dedicação a esta causa de todos os envolvidos, principalmente a malta mais jovem, pois são estes que irão enfrentar os imponentes touros, que escolhemos. “Oh Forcão, Rapazes”.

O Cartaz da Capeia está prestes a ser disponibilizado por estes dias. 

“Todos serão bem-vindos ao Campo Pequeno, Sábado, dia 2 de Junho de 2012 na 34.ª Capeia Arraiana”.

 Esteves Carreirinha

Lisboa, 24 de Abril de 2012