XXXVI CAPEIA ARRAIANA

Praça de Touros PALHA BLANCO - Vila Franca de Xira

6 de Junho de 2015 - 16H30

 

RELATO

A Casa do Concelho do Sabugal tem orgulho em ser o ponto fulcral da Diáspora do povo arraiano. Gente humilde que soube preservar a essência das suas tradições no devir dos séculos. A sua origem perde-se no tempo, todavia, é sempre possível estabelecer algumas das suas marcas históricas mais significativas. Tem ascendência direta no povo Lusitano e influências romanas, bárbaras, leonesas, hebraicas, e de tantos outros povos que passaram pela Península Ibérica, num período temporal vasto e enriquecedor. O Povo Arraiano soube tirar partido desta amálgama sócio-cultural e catapultar-se para o futuro como quem sabe o percurso que é importante palmilhar para continuar a encarar a vida como algo que deve e pode ser partilhado num ambiente de liberdade, igualdade e fraternidade. Cioso das suas tradições os arraianos orgulham-se de ter e viver a Capeia, agora considerada Património Imaterial Nacional, com alma e coração, na partilha de afetos e uma carga emocional que a torna difícil descrever por palavras. É necessário vivê-la para compreender melhor este povo simples, honesto e trabalhador.

Neste campo a Casa do Concelho do Sabugal levou a bom porto a sua 36ª Capeia Arraiana na praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, no passado dia 6 de Junho, pelas 17:00 horas. O Programa da Festa Brava cumpriu-se na integra, com menos gente do que há dois anos, mas nem por isso com menor entusiasmo. O dia começou cedo para a Organização da Capeia que cedo se reuniu informalmente para uma primeira distribuição de tarefas e um único objetivo: fazer da Capeia Arraiana da Casa do Concelho do Sabugal uma Grande Festa para todos os naturais da região, radicados ou não na capital portuguesa. Os primeiros deslocaram-se até Vila Franca de Xira em autocarros da Viúva Monteiro ou de automóvel. Os segundos deslocaram-se, na sua grande maioria em automóveis particulares. Destaquemos as excursões das Juntas de Freguesias da Malcata, dos Fóios e da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Sto. António. Os funcionários da CVFXira participaram ativamente no evento, colocando no Parque Urbano da cidade as barraquinhas e os cerca de 300 lugares sentados à mesa para o Almoço-Convívio. Não muito longe dali, no interior da Praça de Touros trabalhava-se afincadamente na montagem do Forcão.

O Almoço-Convívio decorreu da melhor forma e contou até com a presença de algumas individualidades de destaque. Por volta das 15:30 horas deu-se início ao Desfile Etnográfico com início no Largo do Município e o fim na Praça de Touros Palha Blanco. Este ano a "Praça foi Pedida", o que não é habitual, a duas entidades, a saber, ao Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de VFXira, António Félix e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo. A Casa do Concelho do Sabugal agradece a gentileza e o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, na pessoa do Sr. Presidente, Alberto Mesquita; agradece, igualmente, à Câmara Municipal do Sabugal, na pessoa de António Robalo. Uma palavra de apreço para o Sr. Domingos e demais ajudantes que nos presentearam com um forcão digno de verdadeiros mestres. Agradece a gentileza e o profissionalismo do Sr. Manuel Soares; da Sociedade Filarmónica e do Rancho de Benavente, assim como a presença da Sr.ª Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Benavente.

A CCSabugal não esquece os patrocinadores do evento, independentemente da forma como o fizeram. O Esteves Carreirinha foi o mestre de cerimónia e deu à Casa o seu inestimável contributo. Uma palavra de apreço à D. Goreti da empresa Caracol Real e à D. Fernanda do Talho TCR e Talho da Rebolosa, que se deslocaram a Vila Franca de Xira para mostrarem um pouquinho do que de bom se faz no concelho. Agradecimentos para os fotógrafos, José Manuel Corceiro, Joam Mendonça, Rui Monteiro (Jornal Cinco Quinas), e José Carlos Lages (Blogue Capeia Arraiana) que, debaixo de um sol abrasador, souberam captar os momentos mais significativos da Festa Brava. Obrigado ao pintor arraiano Alcínio Vicente que amavelmente cedeu um dos seus muitos trabalhos para a corporização do Cartaz da Capeia.

A Casa do Concelho do Sabugal realça a presença do Chefe Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro e de sua esposa, assim como de outros membros dos Órgãos Sociais, nomeadamente o Conselheiro Dr. Pinto Monteiro, professor Adérito Tavares, Dr. Porfírio Ramos, Dr. António Basílio, Rosa Maria Fonseca e Henrique Lemos Martins Luís. A CCSabugal quer continuar a contar com a magnífica prestação dos “Rapazes do Forcão” pelo empenho e coragem com que "AGARRARAM" a Capeia. Não esquecemos os funcionários que deram o seu melhor para o desenrolar das operações. E que dizer da eficiência dos Grelhadores a Pellets da empresa arraiana XulaChama?!

Finalmente, um grande bem-haja para todos os arraianos que compareceram em Vila Franca de Xira pois compreenderam que a Capeia da Casa do Concelho do Sabugal deve continuar por muitos e bons anos para que a tradição se cumpra e para que possamos continuar a divulgar a nossa cultura além concelho. Uma palavra, também, para o empresário da Praça de Touros, Sr. Paulo Pessoa de Carvalho e para o ganadeiro Zé Dias que nos presenteou com 5 magníficos touros que foram do agrado de todos os amantes destas lides. A Direção da CCSabugal agradece ainda a todos os seus associados e amigos, que porventura, não aparecem referenciados nesta já longa lista.

Viva a Casa do Concelho do Sabugal!

Viva o Povo Arraiano!

O Presidente da Direcção
Alberto Martins Luís